DICAS


Gavetas Emperradas

   


Se você tem em casa aquelas gavetas que não correm para a frente quando você puxa, ou correm tortas, exigindo um esforço digno de um atleta, aqui esta uma solução simples e eficiente:
   Aplique com um pano uma boa camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina (que você pode comprar em casas de artesanatos), nos trilhos deslizantes que ficam nas laterais da gaveta, retire o excesso e pronto, recoloque a gaveta no lugar.
   E por falar em gavetas, você tem umidade em suas gavetas? Acabe com a umidade, que costuma estragar rapidamente as roupas e facilita o mofo, colocando pedaços de giz dentro da gaveta. O giz 'chupa' a umidade e evita o aparecimento de bolores.





   Guarda-roupa



Se você está planejando um guarda-roupa sob medida, Patrícia sugere que você opte por ter mais espaços com cabideiros e menos prateleiras.
   A personal organizer sugere classificar as peças por cores: "É melhor maneira de minimizar o espaço, agiliza a escolha das roupas, e faz com que as usamos mais vezes".
   Para combater a umidade, use giz para quadro negro partido em pedaços em copinhos de plástico nos cantos do armário. Outra opção é carvão vegetal, mas neste cado deve-se ter cuidado com as peças claras. Ambos sugam a umidade e previnem o mofo.
  Se o espaço da prateleira for apertado no comprimento, mas generoso na altura, dobre as blusas e camisetas em pilhas, e mantenha três atrás e duas na frente, assim, você poderá ter visibilidade de todas as peças que possui. Para esta situação vale a máxima: "o que não é visto não é lembrado", e você acaba não usando.
  Tenha vários tipos de cabide, um para cada estilo de vestimenta (calça, camisa, paletó, blusa de alcinha) mas seguindo o mesmo padrão de material para não cansar visualmente e manter o aspecto alinhado. Há opções em madeira, alumínio, plástico e acrílico. 





 Sapateira



   Para acomodar bolsas, as prateleiras são o melhor local, coloque-as lado a lado, por tamanho e cor. Você pode optar por manter cada uma em um saquinho transparente. Nos modelos mais delicados, coloque uma bola de sacolas ou de papel seda para não criar dobras no couro. Guarde-as sempre com todos os zíperes fechados. As bolsas de festa deixe em uma caixinha transparente ou em um divisor pendurado no cabideiro.
   Você pode reaproveitar caixas de sapato para guardar o que quiser. Para agilizar na escolha, tire foto do que tem dentro e cole na borda da caixa. outra sugestão é usar etiquetas. Retire ou forre as tampas com o mesmo papel ou tecido para não poluir visualmente.
  

Não tem sapateira? Sem problemas. Guarde cada par em um saco especifico feito de TNT e plástico transparente e acomode-os um na frente do outro na caixa que acompanha os saquinhos. Vai guardar os sapatos nas prateleiras? Coloque o bico sempre para frente. O espaço é curto? Acomode um calçado com o bico para frente e o outro, do mesmo par, com o bico para o fundo. As botas você pode guardar em sacos mais longos, e colocar revistas antigas dentro do cano para evitar amassá-lo.
   Dobre meias, calcinhas e cuecas em envolpe. Evite fazer o mesmo com meias masculinas de nailon ou de futebol, pois pode esgaçar o elástico.
Há diversos estilo de porta-joias e porta-objetos em geral. Para guardar coisas miúdas você pode usar forminhas de gelo.
    Vestidos brancos ou delicados e ternos pedem uma capa especial. Evite as que são inteiramente de plástico, onde a roupa não "respira" e as pretas, que você não consegue ver o que tem dentro. A melhor opção é a capa que é metade de TNT e metade de plástico transparente.